27 maio 2016

Qual a melhor pílula anticoncepcional?

Oi gente!
Desde que eu coloquei aqui no blog o meu problema hormonal (Clique Aqui e confira), achei interessante compartilhar com vocês algumas dicas de como conhecer algumas pílulas anticoncepcionais e ver qual delas melhor se encaixa no seu tratamento.
No meu caso, como tenho SOP, o melhor anticoncepcional que meu ginecologista recomendou foi Diane 35 que além de regular meu ciclo menstrual, ajudou a melhorar o aspecto das minhas espinhas, pelos excessivos, etc.

Lembrando que não sou formada em ginecologia e nada do tipo, esse post é apenas um pequeno tira-dúvidas a respeito dos anticoncepcionais orais.


  • Nunca tome um remédio sem prescrição médica, caso tenha dúvidas sobre um determinado medicamento, procure um médico especialista.

Os anticoncepcionais são produzidos, em sua maioria, com estrogênio e progesterona sintéticos.
O que muda entre as pílulas existentes no mercado é a dosagem do estrogênio sintético (chamado etinilestradiol) — o que dá origem às classificações média, baixa e baixíssima dosagem e no tipo de progesterona sintetizada pelo laboratório.

A progesterona e o estrogênio, juntamente com o androgênio, regulam a ovulação, a menstruação e outras funções relacionadas à reprodução. Quando produzidos em laboratório, a progesterona torna-se responsável pela interrupção da ovulação e o estrogênio controla o sangramento, além de complementar a função contraceptiva.

Os benefícios e efeitos colaterais causados pelas misturas hormonais mudam de organismo para organismo. Seu ginecologista pode avaliar qual é a melhor variedade para você.


Se você sofre com dor de cabeça:
Sentir o incômodo no período de adaptação, correspondente aos três primeiros meses, pode ser considerado normal. Se após esse tempo as dores permanecerem, é aconselhável trocar de pílula. Contudo, caso você já sofra de dores fortes e constantes ou tenha diagnóstico de enxaqueca, nenhum contraceptivo oral reverterá esse quadro.
Pílulas mais indicadas: Pílulas sem estrogênio, apenas com progesterona levonorgestrel ou noretisterona.
Marcas: Cerazette e Micronor.
Por quê? O estrogênio tem ação vasoconstritora, agravando a dor em quem já a tem.

Se você sofre com varizes e vasinhos:
Nesses casos, o melhor seria optar por uma pílula apenas à base de uma progesterona sintética que comprovadamente interfira o mínimo possível no sistema vascular.
Pílulas mais indicadas: Pílulas com levonorgestrel.
Marcas: Cerazette, Kelly e Micronor.
Por quê? O estrogênio sintético aumenta o risco de trombose em mulheres com tendência.


Se você sofre com tensão pré-menstrual:
Graças a Deus existem anticoncepcionais que são capazes de evitar ou amenizar os sintomas da TPM.
Pílulas mais indicadas: Pílulas com drospirenona ou anticoncepcionais de uso prolongado, que podem ser usados sem pausa para a menstruação.
Marcas: Yaz, Elani Ciclo e Yasmin.
Uso prolongado: Cerazette, Nortrel e Micronor.
Por quê?Possuem leve efeito diurético, evitando inchaço e dores nas mamas. Também reduzem o nervosismo, a irritação e a melancolia típicos da TPM.

Se você sofre com retenção de líquido:
O efeito da retenção hídrica, que se agrava principalmente na TPM e aumenta o peso na balança sem significar que você engordou. Trata-se apenas de um depósito de água que precisa ser drenado. Alguns anticoncepcionais auxiliam nessa missão.
Pílulas mais indicadas: Pílulas com drospirenona.
Marcas: Yaz, Elani Ciclo e Yasmin.
Por quê? Bloqueiam os receptores do corpo que estimulam a reabsorção de água.


Se você sofre com síndrome do ovário policístico (S.O.P.):
Os sintomas são chatos e visíveis, como acne, oleosidade excessiva da pele, irregularidade menstrual e presença de pelos grossos em locais onde geralmente a mulher não tem, como costas, glúteos e laterais do rosto. A pílula muitas vezes é indicada como tratamento, independentemente da contracepção.
Pílulas mais indicadas: Anticoncepcionais com ciproterona.
Marcas: Diane 35 e Selene.
Por quê? Atenua a ação do hormônio androgênico no corpo, responsável pela regulação da oleosidade, da produção de pelos grossos e da queda de cabelo.

Se você sofre com pele e cabelo oleosos:
Após três meses de uso, a maioria das pílulas melhora o aspecto da pele e do cabelo. Se você, porém, possui glândulas sebáceas superativas, que deixam sua pele muito brilhante, dois tipos de progesterona sintética poderão ajudá-la.
Pílulas mais indicadas: Pílulas com gestodeno, drospirenona ou quando há quadro severo de acne, com ciproterona.
Marcas: Mirelle, Gynera, Femiane eTâmisa 20; Yaz, Elani Ciclo e Yasmin.
Para espinhas mais vulgares: Diane 35 e Selene.
Por quê? Eles possuem efeito antiandrogênico, que regula a oleosidade da pele e reduz o surgimento de cravos.


Fonte de informações: M de Mulher.




E vocês, fazem tratamento contra S.O.P. ou usam anticoncepcional para outros fins? Deixe sua opinião! 



Até a próxima!
Beijos. 

13 comentários:

  1. Ótimo post, ótimas dicas. Eu uso um ateconcepcional aqui que é para me ajudar a regular a menstruacão e a diminuir as cólicas tbm. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é certa: desde que ela foi criada, na década de 60, muita coisa mudou para alívio das mulheres 👭. As altas doses hormonais contidas nas primeiras pílulas foram substancialmente reduzidas com um único objetivo - diminuir ao máximo os efeitos colaterais, sem prejudicar seu principal efeito, a proteção contra a gravidez. ☞Hoje em dia, existem mais de 60 pílulas anticoncepcionais disponíveis no mercado, com diferentes tipos e dosagens hormonais. Quando mais baixa for à dose, menor a chance de sofrer com os temíveis efeitos colaterais. Mesmo com todas essas conquistas, os anticoncepcionais ainda não atingiram a perfeição. Sabe-se também que o hormônio contido na pílula pode estimular o centro da fome, aumentando o apetite e a mulher acaba comendo mais do que costumava comer antes. Esse é, na maioria das vezes, o motivo do ganho de peso: "a boca nervosa!".
    ( ͡° ͜ʖ ͡°) Não podemos esquecer que existem outras causas para o ganho de peso como, por exemplo, problemas na glândula tireóidea e no metabolismo da glicose, que podem estar presentes quando a mulher engorda mais do que o esperado. Por isso, mulheres, se você está nessa situação, é melhor consultar o médico e ver o que se passa antes de colocar a culpa na pílula!
    Desejo-te princesa um ótimo final de semana de muita paz em seu mais puro e lindo ♥... bj nas entrelinhas dele.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei o post, não sabia que tinham algumas especificas para cada caso.
    Foi bom conhecer um pouquinho mais das pilulas.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e informativo o seu post, eu não tomo pilula mas para quem toma ou vai começar esse post é mara. ♥
    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante das dicas, eu sofro de policito, porem a minha pele não é oleosa, já tomei selene e diane, porem realmente eles deixam os meus seios inchados então eu parei.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não sei quase sobre esse assunto, por isso vim dizer que este post seu, e o que você conta sobre seu problema hormonal, achei super interessante saber mais sobre esses assuntos.
    Muito bom seu post *_*

    ResponderExcluir
  7. Eu tomo o clico 21 e super me dou bem com ele ♥
    beijos adorei o post

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho ovário policístico e uso o Selene, amei teu post *.* beijão
    Charme-se

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a tomar um depois de pesquisar muito na internet, chamado Diminut, e ele até me ajudou emagrecer porém de tempos em tempos eu paro de tomar. Tenho medo do que o anticoncepcional pode causar com o corpo da mulher e bem, minha libido é extremamente baixa por causa disso.
    Não tem como ficar sem, pq tenho alergia a latex D:
    | A Bela, não a Fera| | Pequenos vídeos da Primeira Semana na Finlândia|| FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho medo de anticoncepcionais porque quando comecei a tomar o Diane 35 eu fiquei uma baleia de tão inchada... =/
      Mas o engraçado é que o genérico dela não me deixa com o corpo desproporcional. haha
      E minha libido é altíssima por causa do anticoncepcional, sem contar as cólicas terríveis que ele causa. =/
      Beijos. ♥

      Excluir