13 abril 2016

Como tratar os cabelos secos?

Oi gente!
O post de hoje é para você que tem cabelos secos. Eu já tive cabelos secos e quebradiços e foi bem difícil recuperar meus fios. E para ajudar você que ainda tem cabelos secos. Trago algumas dicas valiosas para se recuperar desse mal.
Vamos conferir?


O que causa o cabelo seco?
O cabelo pode ficar seco devido a pouca produção nas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
Mas, na maior parte dos casos, os tratamentos químicos são os responsáveis por danificar os fios, tornando-os quebradiços, opacos e sem vida. O uso do secador, Babyliss, exposição ao sol e vento salino das praias são alguns dos fatores que contribuem ainda mais para o problema.
Os cabelos secos são difíceis de pentear, ásperos, frágeis, sem brilho e com muito frizz.
O ressecamento também pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho.


Dicas para melhorar o ressecamento – Guia completo:

  • Lavagem: A temperatura da água deve ser morna ou fria. A água quente deve ser evitada porque retira a gordura que reveste o fio que é responsável por deixar os cabelos sedosos. Além disso, abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais propenso ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios. Quando lavamos os cabelos com a água morna ou fria, o couro cabeludo não produz mais sebo que o necessário, evitando a raiz oleosa.
  • Shampoo: O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva) fica mais alcalino que o normal. Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição. O ideal é usar um shampoo que tenha o pH mais ácido (entre 4,5 e 5,5), ou então um shampoo neutro.
  • Hidratações: Além de fazer hidratação semanal em casa, é preciso (pelo menos uma vez ao mês) fazer hidratação e cauterização com um profissional. A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios. 
  • Leave-in: Ajuda prevenir o ressecamento. Se for ficar exposta ao sol, use um leave-in com proteção solar. No mercado atualmente, existem cremes para pentear ou cremes sem enxágue que não deixam resíduos e selam as cutículas capilares, evitando que o cabelo fique mais ressecado. 
  • Reparador de pontas: Utilize produtos à base de silicone (como reparadores de pontas) que contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, ajudando o cabelo a se recuperar. O correto é aplicar após o banho, como um finalizador do processo, e nunca utiliza-lo como um protetor térmico. Evite aplicar antes de fazer uma escova ou passar chapinha, esse procedimento faz os fios se quebrarem e perderem totalmente o brilho. Os reparadores podem ser substituídos por óleos de argan, macadâmia, coco e semente de linhaça, que vão oferecer os mesmos efeitos. Mas utilize-o corretamente: Aplique o óleo, utilize o secador até os fios ficarem completamente secos e só depois, passe a chapinha.
  • Ampolas: Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação têm ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos. Esse produto possui micropartículas que penetram no fio instantaneamente, proporcionando uma hidratação-relâmpago. As ampolas revestem os fios com a gordura necessária, selam as cutículas capilares e realinham o cabelo.

Sugestões de Produtos para Cabelos Secos
Há vários produtos específicos para cabelos secos de excelente qualidade no mercado.
Procure sempre uma marca de qualidade com produtos que contenham: macadâmia, tutano de boi, queratina, jaborandi, extrato de algodão, semi di lino, germem de trigo, ceramidas ou vitamina A. Esses componentes  hidratam e devolvem a vitalidade ao cabelo.


Fonte de informações: Beleza e Saúde.



Vocês sabiam dessas dicas? Também sofre com os cabelos secos? Comente! 



Até a próxima!
Beijos. 

44 comentários:

  1. Que saudade desse blog <3
    Como sempre com posts maravilhosos, e com dicas incríveis né?
    Obrigada *-* meu cabelo ta mesmi precisando! hahaha

    Dicas da Mandy

    ResponderExcluir
  2. Tá aí uma coisa que meu cabelo não é: seco. Hahahaha! Ele é normal, nem oleoso e nem seco, não sei explicar.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! Meu cabelo está bem seco.
    Parabéns pelo post!

    Obrigada pela visitinha, seja sempre bem vinda :)

    beijinhos :*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! O meu é oleoso e é horrível! VocÊ já postou algo sobre cabelos oleosos? Se não, eu super dou a dica kkkkkk :)
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando o meu cabelo fica super ressecado eu recorro a hidratações caseiras e também a humectações que costumam me ajudar bastante. Estou looouca para comprar uma mascara de hidratação da inoar e estou precisando bastante de um leave in :p
    Beijas,
    ]Mundo perdido da Carol
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Eu tô passando por um processo de tentar deixar o cabelo cinza e tá foda, meu cabelo não tá recuperando de nada D:
    | Sorteio Saia Revolution Clothing|
    | Por que meu blog não cresce?|
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  7. Já provei cremes de hidratação de macadâmia e jaborandi e são ótimos para os fios <3

    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lady, tudo bem?
    Meu cabelo não é seco, mas o seu post está muito completo e bem feito, vai ajudar e muito pessoas com esse tipo de cabelo.
    Beijos ♥
    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
  9. Que dicas ótimas! O meu cabelo está ficando ressecado pelo uso constante da pranchinha. Uso todas essas coisas que vc indicou, mas acredito que terei que ir fazer uma hidratcão mais profunda no salão. beijos
    http://luceliam2012.blogspot.no

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que o meu cabelo é normal ou misto... não sei ao certo dizer..
    Leidiana, vc já fez um post sobre cabelos oleosos? Seria uma ótima ideia se vc fizesse, acho que tem mais mulheres que sofrem com a oleosidade do cabelo.

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Leidiana ,amo suas dicas,bom o meu cabelo é misto,raiz oleosa e pontas secas ,mas adorei saber sobre os cuidados com os cabelos .bjs

    ResponderExcluir
  12. Meu cabelo é seco e uso tudo que vc mencionou no post máscaras, ampola, reparadores de ponta... Preciso de um profissional pra dar jeito nos meus fios só em casa não tá dando certo. Adorei o post.

    Leidiana desculpa se fui grossa no comentário que foi curto e não me expressei corretamente, eu li o post mas é que fiquei bem preocupada com os efeitos colaterais.

    Beijos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas, eu adoro usar ampolas pra tratar os cabelos.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  14. O meu é misto, dá muito menos trabalho, mas adorei as suas dicas.
    Super bjks ♥
    CariocaBásica

    ResponderExcluir
  15. Gostei das dicas Leidiana algumas já ponho em praticas. Bjim obrigada pela visita :D borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Leidiana,
    Tudo bom? Sabe aquelas dicas caseiras? hehe o que eu coloco como dica é o uso de Bepantol líquida com algum creme, hidrata que é uma beleza!!! *-*

    Adorei o seu blog! *-* Estou seguindo-o... E convido você a conhecer o meu cantinho, e se gostar e puder seguir agradeço imensamente...

    Beijinhos

    Lylu - Menina Lylu

    ResponderExcluir
  17. Amei o Post meu cabelo é muito quebrado e muito fino também, talvez por isso quebra tanto.

    A respeito do post anterior.Nossa que triste! Nossa uma surpresa muito boa, mas ao mesmo tempo muito triste. A perda é uma coisa que num o tempo faz com que nos conformamos.

    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu trato mto meus cabelos, para q eles não fiquem secos por contas das luzes, adorei as dicas

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
  19. Nossa amiga, que post mais completo. Adorei as dicas, sempre lavo meus cabelos com água morna ou fria. Às vezes tomo banho e lavo o cabelo no tanque com água gelada hehe'
    No blog tem cinco ideias de decoração pra deixar o quarto lindo. Tá bem legal, espero que goste ^^
    Beijos e bom final de semana <3

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  20. Amiga sempre uso a diquinha das ampolas tbm :D Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ótimas essas dicas, adorei o post.
    Meu cabelo não é muito seco não, faço hidratação toda semana por conta das mechas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
  22. Lady,
    Óleo de argan é ótimo para cabelos secos, ajuda recuperar legal.
    Quer participar do Lulu entrevista?
    big beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  23. Boas dicas fia, o meu esta super ressecado por conta das cores que coloquei nele..
    lindo o blog,, se quiser podemos nos seguir..
    bjs de MM
    http://maysesmodamour.blogspot.it

    ResponderExcluir
  24. Ótimas dicas! Meu cabelo costumava ter as pontas secas, depois que comecei a fazer o cronograma capilar melhorou demais!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Gostei bastante do post, eu tenho os cabelos secos e sei o quando devo sempre estar cuidando, procuro sempre estar hidratando e reparador não pode faltar, beijos!
    http://www.garotadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Essa dica veio diretamente pra mim. Já sofri muito por causa dos cabelos quebradiços e secos, e estou aceitando todas as dicas possíveis para mante-los saudáveis. Sobre a lavagem, eu costumava lava-lo algumas vezes com água quente, e mal sabia eu que isso só contribua para que ele ficasse mais ressecado. Bem, mas agora cortei da minha vida esse costume e faço o melhor pra manter meus cabelos em harmonia!

    Beeeijo

    ResponderExcluir
  27. Gostei das dicas, minhas pontas ficam ressecadas e não queria cortar
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Leidy,
    Como eu faço natação e tenho luzes geralmente meu cabelo fica seco, faço hidratação toda semana pra ajudar o coitadinho ehehe :)
    Adooorei as dicas! Vai me ajudar mais ainda eheh
    Beijos, Pati.
    www.patriciacousseau.com.br

    ResponderExcluir
  29. nossa, eu tenho o cabelo super oleoso, mas bem legais as dicas pras meninas de cabelo seco

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  30. Aquele duo é muito divo, né?! *_*

    Meu cabelo é super oleoso... O máximo que chega no seco são as pontinhas, mas só quando eu uso muita chapinha!

    Ótima sexta, Lady!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  31. Oi Leidy! Gostei das dicas =)
    Além de hidratação e produtos, eu sempre faço umectação com óleo de origem vegetal, pois tenho cabelo cacheado. Ajuda muito a manter o cabelo nutrido e sem ressecamento! =)

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Adorei suas dicas. Como faço mechas, sempre estou de olhos em como hidratar eles!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  33. Oii amore, tudo bem?!
    Adorei o post de hoje, super bem escrito e cheio de dicas!
    Infelizmente, sofro do contrário, meu cabelo é mega oleoso :/
    Se bem que, cabelos secos também devem ser complicados!

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  34. Lady, dicas super valiosas... Minha raiz é muito, muito oleosa, mas minhas pontas estão megas ressecadas por causa das mechas :( Procuro sempre lavar com água fria, mas no inverno a coisa complica né? heheh
    Anotei tudinho e pretendo fazer somente nas pontas, já que na raiz a coisa complica...

    Guria, os enjoos deram uma diminuída, mas ainda estão me dando muito trabalho :( Torcendo para que logo tudo isso passe!

    Um beijoooooo grande e um maravilhoso final de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  35. Meu cabelo é muito oleoso na raiz e seco nas pontas e não cresce de jeito nenhum... não sei o que fazer. :(
    Vou ler suas dicas e buscar ajuda de algum profissional porque é brabo rs.

    Beijos, seguindo <3
    http://barbiedoll92.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Ótimas dicas! Meu cabelo é mais pro oleoso, mas as pontas sempre ficam bem secas.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  37. Queratina é um santo milagroso para o cabelo ♥


    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  38. Vim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
    Beijo.
    Tita

    ResponderExcluir
  39. Vim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
    Beijo.
    Tita

    ResponderExcluir
  40. Meu cabelo tava uma "bosta" até que eu conheci a linha BB CREAM FYO JEQUITI, deu vida ao meu cabelo.
    Em breve vou fazer uma resenha pra mostrar.
    Adorei as suas dicas, irei seguir algumas pra deixar meu cabelo ainda mais lindo.

    Beijinhos
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Um erro da largura de um fio de cabelo pode causar um desvio de mil quilômetros...
    Em outras palavras, o uso indevido de produtos químicos no cabelo podem causar danos irreversíveis...
    Eu confesso de antemão que meu cabelo vive sempre sedosos, sendo que a própria oleosidade liberada pelo coro capilar ja o deixa sempre macio com sua leveza...
    Dispenso qualquer uso de química em meu cabelo... Lavar só com sabão neutro glicerinado e água fria.... vez por outra no verão ou no inverno faço um tratamento com óleo recino diluído numa leve porção de azeite extra virgem...
    bj princesa... belo poster

    ResponderExcluir
  42. Olá *-*
    falou em cabelo seco falou no meu cabelo:/rs, cabelo seco da muito trabalho, é um cuidado que você tem que ter diariamente, adorei tuas dicas! beijos linda:*
    http://bloggerdabruu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir