11 dezembro 2015

Livro do momento: Se Eu Ficar

Oi gente!
Estou aproveitando minhas férias para trazer mais postagens legais para o blog... Percebi que faz tempo que não faço resenha de livros né?
Por isso hoje eu começo com o livro da Gayle Forman; Se eu ficar.
Vamos conferir?


Sinopse do livro: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar...


O que eu achei do livro: Eu até gostei um pouco da história, mas eu esperava mais da autora. 
O livro é narrado em 24 horas por Mia e alternado entre o presente (desde o acidente) e o passado (alguns flashbacks da sua vida, na qual ela retrata como era sua relação com os pais, o irmão caçula, os amigos, o namorado e o seu amor pela música clássica). Mia toca violoncelo, sonha muito em passar na Escola Juilliard e se acha diferente da sua família e do seu namorado por gostar de música clássica, sendo que eles amam punk rock.


No dia do acidente, a família de Mia decidiu ir para a casa dos avós. No caminho, começa a tocar a música preferida de Mia e logo depois o carro em que eles estavam é atingido por um caminhão. Depois do trágico acidente, Mia está em forma de espírito e consegue ver tudo o que está acontecendo ao seu redor. Morrer ou viver... Só depende dela.


A história de Mia é uma história dramática fraca, mas que comove de alguma forma (não deve ser fácil perder a família toda de uma vez só, né?), porém achei a protagonista muito insegura e chatinha, o que deixou a história, na minha opinião, mais fatigante e enjoativa de ler.

Não chorei em nenhuma parte do livro (E olha que sou muito chorona), só me comovi um pouco de como a protagonista descreve a morte dos pais dela. Eu achei a Mia corajosa de ter escolhido ficar, eu no lugar dela teria partido... Não conseguiria viver sem minha família.


O legal do livro é que ele dá muita ênfase nas escolhas e decisões que fazemos na vida. Foca a importância de cada um de nós valorizar cada momento das nossas vidas como se eles fossem os últimos e amar muito as pessoas que são queridas para a gente. 

Nota: 4


Informações do livro: 224 páginas, Editora Novo Conceito.


E aí, vocês já leram esse livro? O que acharam?



Espero que gostem da resenha, até a próxima!
Beijos. 

10 comentários:

  1. Oi Lady,
    Ainda não li esse livro. Valeu a dica
    Boa noite para você
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já li, e adooorei!
    www.raphamoura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que já tinha ouvido falar desse livro e pensei que ia ser aqueles dramas bem dramáticos,do tipo que tu chora do início ao fim. Mas pela resenha e como você disse,já vi que não é pra tanto. Eu não ia suportar ficar (bem..eu acho) e ia acabar indo,pelo menos na situação que eu estou agora :/.
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu assisti o filme e gostei bastante! tbm to curiosa pra ler o livro, gostei da sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não sabia que a história do livro era essa. Pensava que era romance ou algo assim. Achei muito mais interessante agora que sei do que se trata! Beijos

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2015/12/tag-descobrindo-novos-blogs.html

    ResponderExcluir
  6. adorei a sua resenha :)
    eu vi o filme e gostei , o final é que podia ter sido melhor pois ficamos na dúvida que depois acontece :(
    mas é uma boa escolha querida :D
    Kiss** | Blog da Jasmim | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adorei a resenha, estou querendo ler muito esse livro.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir