07 abril 2015

12 Alimentos que fortalecem os cabelos

Oi gente!
Depois que eu voltei da praia, meus cabelos ficaram fracos e bem ressecados por causa do mar e do sol. Então tratei logo de comprar produtos específicos para meus cabelos e claro, pesquisei também alimentos que iriam me ajudar a deixar meus cabelos mais fortes e bonitos. Não adianta investir em produtos capilares sem mudar os hábitos alimentares e fornecer os nutrientes que os fios precisam para crescer fortes e bonitos.

Você sabia?
O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra, queda e até interferir no crescimento do cabelo?!

A ingestão de água também é fundamental para levar os nutrientes até o bulbo capilar.



Confiram os alimentos que ajudam no fortalecimento dos fios:
1- Cenoura: Ela oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho. Já a vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural do fio.
2- Espinafre e Agrião: Por conter ferro, nutre os folículos capilares. O espinafre e o agrião são ricos em clorofila, que, juntamente com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios.
3- Aveia, Banana e Uva-passa: Contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo. Traz ainda vitaminas do complexo B e zinco. Melhora a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, deixando os cabelos mais espessos, além de tornar os fios mais resistentes e duráveis.
4- Salmão e Sardinha: Além da proteína de altíssima qualidade, possui uma boa quantidade de ácido graxo, ômega 3 e selênio; que  combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação e leva nutrientes ao bulbo capilar. Carne vermelha e frango também são boas opções de proteína magra.
5- Soja: É uma ótima fonte de proteína que previne o cabelo de ficar quebradiço. A ausência de proteína no organismo ocorre uma alteração do pigmento e da textura dos fios, que perdem a intensidade da cor e ficam opacas, secas, finas e fracas.
6- Laranja: A parte branca da laranja (que envolve os gomos), a chamada pectina, é benéfica para os fios.  Nela ficam as fibras que vão ajudar a “expulsar” as toxinas, que em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa.
7- Morango: A fruta oferece flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Resultando em fios resistentes, que crescem mais rápido e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.
8- Iogurte: Além de aminoácidos que fortalecem a fibra capilar, o iogurte traz vitaminas do complexo B. Elas favorecem o depósito de queratina no fio, deixando-o mais encorpado e resistente.
9- Castanha-do-pará e Nozes: As frutas oleaginosas são ricas em zinco. Elas proporcionam melhor crescimento e desenvolvimento capilar, ajuda reduzir a oleosidade excessiva e previne a descamação no couro cabeludo. A carência de zinco deixa o cabelo fino, quebradiço e sem brilho.
10- Quinoa: A quinoa e os alimentos originados do leite oferecem uma ótima quantidade de cálcio ao organismo, fortificando os cabelos e trazendo a eles muito mais brilho e vitalidade, além de evitar quedas capilares.
11- Ovos: Possuem grande concentração de aminoácidos e proteínas. Cheio de biotina, um dos tipos de vitamina B, os ovos são bons para o crescimento capilar. Consumindo-os, você também pode levar mais brilho às suas madeixas.
12- Feijão e lentilha: Ambos são ricos em ferro. Eles têm aminoácidos que quando combinados dão origem a proteínas que formam o colágeno e a queratina, que são componentes que fortalecem os cabelos e protegem os fios da queda.


Inimigos do cabelo: Entre os maiores vilões do cabelo bonito e saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (massa e pão branco) e o álcool. Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter um efeito negativo sobre os folículos capilares. É interessante também reduzir o consumo de chá e de café, pois eles interferem na absorção de minerais, como o ferro, necessários para o crescimento do cabelo. Outras medidas que podem ajudar a evitar a queda de cabelo são evitar banhos muito quentes, o uso do secador de cabelo e das pranchas térmicas, deixando os cabelos secarem naturalmente. A queda de cabelo pode estar relacionada a diversas causas, dentre elas a falta de alguns nutrientes, tendo grande probabilidade de ter queda de cabelo.

Fonte de Informações: M de Mulher, Bolsa de Mulher, Viva Bem e Tua Saúde.


Espero que gostem, até a próxima! 
Beijos.

5 comentários:

  1. Adorei saber dessas dicas! Super importante, ainda bem que eu gosto de quase tudo da lista!!! beijos

    http://luceliam2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leidiana.
    Não sabia que esses alimentos eram bons para os cabelos muito interessante.

    bjo

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa,adorei todas as dicas,eu realmente estou precisando realizar todas,beijos.

    Cake Interruptted

    ResponderExcluir
  4. Que legal amore, eu não sabia que feijão ajudava, eu amo hehehe beijoss

    ResponderExcluir