11 novembro 2013

Curiosidades sobre as unhas

Oi gente!
Caramba, hoje nem tive tempo de vir aqui, fiquei o dia inteiro arrumando o meu quarto e depois vendo TV, amo ficar sozinha em casa, eu sempre ocupo meu tempo com tarefas!
Sem contar que tem um anônimo insuportável aqui no blog, gente ninguém merece. D:
O post de hoje é sobre algumas curiosidades sobre as unhas. Vamos conferir?


1- Em média, as unhas crescem por volta de 0,1 mm por dia, e o crescimento é mais rápido nas unhas das mãos do que nas dos pés. Além disso, o crescimento é mais rápido no verão do que no inverno. Em circunstâncias normais, as unhas dos dedos das mãos levam cerca de 5 meses para crescer completamente, e as unhas dos dedos dos pés levam de 12 a 18 meses.
2- A unha precisa ser protegida e bem cuidada para evidenciar a saúde de quem a possui.
3- Não se deve retirar a cutícula. A função da cutícula é proteger as unhas e impedir a entrada de fungos e bactérias. Se ela for fina não deve ser retirada. Porém, existem alguns casos em que é recomendado o afastamento da cutícula, quando ela é muito espessa, ficando mais grossa nas laterais e quando ela cresce colada à unha.
4- Quanto mais se retira a cutícula, mais ela cresce. A retirada não intensifica o crescimento, mas deixa as cutículas mais espessas, o que pode dar a impressão de que estão maiores.
5- Deve-se deixar as unhas sem esmalte por um tempo para que possam "respirar". A unha é a continuação da pele com mais queratina. Assim como o restante da pele, ela precisa ser hidratada, especialmente pelo uso contínuo de removedores de esmaltes que a ressecam. Para quem vai à manicure semanalmente, o ideal é retirar o esmalte um ou dois dias antes de pintar novamente e hidratar bem as unhas.


6- Acetona enfraquece as unhas. A acetona é um produto químico com propriedade de remover lipídios, então desidrata e resseca as unhas. Opte por removedores de esmalte que não contenham acetona, pois são menos agressivos.
7- As manchas brancas nas unhas são sinais de traumas, como se fossem bolhas de ar embaixo das unhas. O movimento que a manicure faz com o alicate quando retira a cutícula gera pressão sobre a unha, causando ondulações transversais e pontos esbranquiçados.
8- Lixar a superfície da unha a deixa enfraquecida. Não se deve lixar a parte superior da unha, pois isso faz com que ela fique mais frágil e quebradiça. Só se deve lixar a ponta.
9- Unhas dos pés curtas e redondas encravam. E se você usar sapatos muito apertados, que façam compressão nos dedos, é ainda pior. As unhas devem ser cortadas quadradas e mantidas em um tamanho ligeiramente superior às laterais dos dedos.
10- Usar base antes do esmalte protege as unhas. A base funciona como uma proteção, evitando que o pigmento do esmalte penetre na unha. Se a base tiver alguma substância ativa, deixa a unha ainda mais forte e protegida.
11- Unhas postiças fazem mal para as unhas. De uma maneira geral, as unhas postiças usam produtos químicos (tanto para serem fixadas, como para serem removidas). Seu uso frequente pode prejudicar as unhas.


O que causa o enfraquecimento das unhas?
1- Uso do esmalte convencional (possui substancias agressivas as unhas)
2- Acetona, estresse, idade, alimentação e carência de proteínas
3- Problemas hormonais e problemas de metabolismo
4- Micose, unhas encravadas e o uso de substâncias químicas, como o detergente.

Espero que gostem, até a próxima!
Beijos. 

41 comentários:

  1. Muito interessante! Eu já sabia dessas coisas, mas é sempre bom relembrar, hehe.

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas Lady , vou segui-las !
    rs ' beeijão .
    amor-decereja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ameeeeeeeeeeeeeei essas curiosidades e dicas!
    Algumas eu já conhecia...
    Beijos!
    Blog May Makeup

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post amore, não sabia nada disso! Agora, vou me esforçar para seguir a dica número 5!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quantas informações importantes. Achei ótimo seu post.
    Ótimo dia pra vc!
    Big Beijos
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por unhas e amei ler este post! Parabéns Beijoss
    www.blogmeninaflor.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei as curiosidades.

    Beijos
    Mulher Antenadíssima♥

    ResponderExcluir
  8. Olá Leidiana.. vi seu comentario na minha amiga Maria Adeladia.. ela é muito querida.. e como vi no teu perfil algo sobre gostar de unhas, tive que vir dar uma olhada.. espero que não se importe.. as unhas são a primeira coisa que olho em uma mulher pq a beleza da mulher para mim começa nelas.. achei que iria encontrar uma foto de francesinhas aqui mas tudo bem.. deixo o meu soneto feito a elas espero que goste..
    se desejar seguir meu blog fique a voontade.. lá tem outros sonetos sobre tudo que envolve a mulher.. ao meu ver claro.. bjs e um lindo dia
    lapidandoversos.blogspot.com.br

    SONETO AS UNHAS

    A beleza começa nas mãozinhas;
    Ver as unhas pintadas lindamente...
    Ou enfeitadas por lindas florzinhas
    Alegra meu olhar sempre contente;

    Não abro mão jamais das francesinhas...
    Olho para elas de brilho inocente;
    São tão lindas nas cândidas noitinhas
    Deslizando o meu corpo docemente;

    As mãos ficam formosas, divinais...
    Poder olhar as unhas de pertinho
    É suspirar amores com jeitinho;

    Mãos lindas e pequenas, celestiais...
    Mãos vestidas por unhas elegantes...
    Mãos brilhando mais do que diamantes;

    ResponderExcluir
  9. nossa amiga esse post foi de arrasar adorei mesmo as dicas.

    ¤*¨¨*¤*¨¨*¤*¨¨*¤*¨¨*

    http://blogdarehpink.blogspot.com.br/

    Instagram:@renatinhapink
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Oi Leidiana,passando pra retribuir o carinho,estou seguindo,bjs!!

    http://ateliemakemania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu já abandonei a acetona porque ela estraga muito minhas unhas. Gostei das dicas. bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não sabia de quase nada disso kkk . Adorei o post ♥
    Beijos | do-seu-jeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse post, eu queria não tirar a cutícula das unhas, mas é mais forte que eu, eu não aguento e acabo tirando kkkk já virou mania isso.
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A GANHAR UM LINDO VESTIDO
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas Ladynha!
    É muito bom saber dessas coisas, sempre deixo minhas unhas 'respirarem'.
    Não liga pra esses anônimos, é só ignorar.



    Beijos ♥
    By Kelly

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que acetona enfraquecia as unhas, flor... gostei das dicas. beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Vishh, não sabia de nada disso! Ótimo post. ♥

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  17. Que interessante. Super demais. Adoro blogs assim, informativos. Tá lindo aqui, aliás, te segui. Continue assim, com essas postagens e espero ver mais sobre cabelos. Beijos. ♥

    www.batmangypsy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. que legal essas curiosidades! eu já conhecia a maioria, mas fiquei impressionada com a número 1.

    ResponderExcluir
  19. Preciso mudar uns hábitos. Faço várias coisas que enfraquecem bastante as unhas. E é realmente bem rápido o crescimento das unhas (pelo meno das minhas), mas não sabia que era tanto.
    Beijos ♡
    Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
    @SiimSenhorita

    ResponderExcluir
  20. Não percebo nada de unhas, mas adoro vermelhas! adorei o seu blog! :)

    http://catsandties.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Pra mim tem festa em dobro, porque dezembro é o meu aniversário! hohoho!

    Como assim anônimo insuportável? Deixa eu adivinhar: É alguém que não tem o que fazer e vem aqui falar besteira. Acertei?

    Adorei as curiosidades. Mas não tirar a cutícula é bem difícil! hahaha!

    Ótima quarta, Leidiana!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  22. Dicas legais e eu até já sabia, menos dessa das unhas postiças.

    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post, muito legal esse post sobre unhas vai me ajudar muito vou salvar aqui!!!

    Te espero lá no Mundo Teen ein ^^ Saudades!
    http://flmundoteen.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Que legal, parabéns pelo post!! Amei!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  25. Já sabia de algumas coisas. Eu não cuido das minhas unhas há dias.

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  26. Descobri muita coisa, nunca imaginei que acetona enfraquecia a unha rs
    Beijos | do-seu-jeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei saber as curiosidades amiga, algumas eu sabia, sobre a cutícula que cresce cada vez mais que se retira, unhas arredondadas encravam com mais facilidade!
    E ninguém merece esses anônimos amiga, nem liga --'
    Excelente quinta com cara de sexta haha'
    Beijinhos ;*

    bycarolinaa.com
    facebok.com/meudiarioescondido

    ResponderExcluir
  28. As dicas são ótimas para quem quer ter unhas lindas e saudáveis além de tarem crescidas. Ótimas dicas.

    Beijos

    pequena-priincesa.blogspot.com

    FICA COM DEUS ♥

    ResponderExcluir
  29. Olá...
    ♥ aih amigah eu tb ocupo meu tempo com tarefas rs não consigo ficar parada...
    amei as informações sobre as unhas, um assunto que eu definitivamente amo néh!!!!

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    http://my-life-pink-s2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Post super informativo e me ajudou super viu? pois tem meseeees que estou com as unhas enfraquecidas e que não crescem mto =(
    Depois vai la no blog, tem post da nova linha de maquiagens da Mac by Rihanna que está divina!!:
    http://usomakeup.blogspot.com.br/2013/11/riri-heart-mac-by-rihanna.html

    Beijos e otimo final de semana!

    ResponderExcluir
  31. Eu nem cuido das minhas unhas T_T Sabe qual o precedimento que eu faço? Cresce, corta e lixa. q HAUHAUHAUHUA Enfermagem não é fácil não. =(
    Beijooos

    isabelacariani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Amiga, amei as dicas e as curiosidades. Tô sofrendo com as minhas!
    Beijos da Cássia :*
    Fique com Deus!
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. gostei de ler as suas dicas muitas nao sabia :S
    bom fim de semana :)
    beijinhos linda <3

    ResponderExcluir
  34. Nossa, já sofri muito por encravamento das unhas dos pés, é horrível! Sempre esqueço de usar base e minhas unhas quebram bastante também :( Aprendi muito com o post rs beijoos

    www.estudiodasamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. gente nao sabia que as manchas brancas eram sinais de trauma! as famosas "mentirinhas" ne? hehehe
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  36. Amigaaa adorei adorei tudo!!
    aa quem dera eu tivesse um tempinho para ficar só em casa..
    vivo o tempo todo nas lojas dos meus pais..chego em casa a noite e quase nunca folgo :P kkkk
    aaaaa e não liga ,anônimos são invejosos que não tem coisas interessantes para fazer em sua vida medíocre :S
    não ligue para eles!!
    adoro você!!
    Beijos;*

    ResponderExcluir
  37. O post foi muito útil, apesar de serem "curiosidades" :3

    ResponderExcluir
  38. Adorei as dicas amore! beijoss

    ResponderExcluir
  39. Se a unha cresce 0,1 mm por dia, a minha deve quebra 0,3 por dia kk,

    ResponderExcluir
  40. Ótimas dicas!
    As minhas são bem franjinhas.
    Beijos

    http://bruh-correa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Todos os comentários respondidos. \õ ♥

    ResponderExcluir