03 outubro 2013

Dicas de como conservar os livros e onde guardá-los

Oi gente!
Eu ia liberar esse post ontem para vocês, mas para o meu azar começou uma tempestade em BH e a internet ficou péssima, desisti e fui fazer um bolo de cenoura para desestressar, acho que amanhã eu libero essa receita para vocês. ^^
Sei que a maioria dos meus leitores, seguidores e visitantes, A-M-A ler livros ou até mesmo colecioná-los. Pensando nisso, trago dicas de onde guardar os queridos livros e como conservá-los.
Vamos conferir?


1- Mantenha sempre as mãos limpas quando for manusear o livro.
2- Nunca use a orelha da capa e lembre-se: ela não é um marcador de páginas.
3- Jamais dobre o papel ou faça qualquer tipo de marcação: seja a lápis, caneta, grifa-texto, ou outros.
4- Não apoie os cotovelos sobre livros muito grandes, isso pode acabar descolando o caderno da lombada.
5- Nunca faça anotações em papéis colocados sobre a capa de um livro, isso deixa marcas!
6- Evite usar clipes metálicos: eles oxidam e transferem aquelas manchas amarronzadas (horríveis) para o papel.
7- Não inserir no livro pétalas ou folhas de plantas, recortes de jornais e papéis ou papelão. Eles modificam o  pH do papel, provocando manchas, além de prejudicarem a encadernação.
8- Cuidado para não deixar nenhum fragmento de alimento entrar em contato com os livros: isso pode atrair insetos!
9- Para evitar uma infestação de insetos, faça uma limpeza periódica com um pano limpo e seco. Depois limpe a estante com um pano úmido. Mas evite passar produtos fortes, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
10- Oxigene as páginas: virar as páginas evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
11- Não coloque o livro em contato direto com a luz do sol: ele pode desbotar ou deformar.
12- Só empreste livros para pessoas de sua confiança (que terão os mesmos cuidados que você!).


Onde guardá-los?
1- Os livros devem ser guardados em estantes, em posição vertical.
2- Armários e estantes devem ser arejados.
3- Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
4- Deixe um espaço entre estante e parede, pois ela pode transmitir umidade aos livros, o que pode gerar fungos.
5- Não guarde livros em sacos plásticos. Isso impede a respiração do papel. 

Fonte de informações: Toda Teen


Espero que gostem, até a próxima!
Beijos. 

19 comentários:

  1. adorei as dicas,seu blog e muito lindo,gostei muito. se der da uma passadinha no meu blog ,estarei esperando sua presença ansiosamente. http://aessenciadavidaj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu ja emprestei pra uma pessoa que me devolveu ele molhado :/
    quaseprincipa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas

    http://blog-world-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha vários livros, dai depois que comecei no skoob, troquei vários e desapeguei. Dai tenho só os favoritos mesmo que guardo em uma prateleira no quarto , e tenho todo cuidado do mundo :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. A senhorita fez um bolo de cenoura!!! Que sacanagem com essa sua amiga aqui que está lutando contra a balança hein? Amo bolo de cenoura...

    Muito boas suas dicas amiga! Pra quem coleciona livros é muito útil!

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  6. Ameeeei as dicas! Vou cuidar melhor dos meus agora <3

    http://www.thetrashion.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga!!
    que legal..ai eu sou viciada em livros e revistas.
    as vezes não tenho nem onde guardar..rs
    bela dica viu!!
    adoro você!!
    Beeijos;*

    ResponderExcluir
  8. tenho muitos livros guardados aqui em casa, mas depois desse seu post, percebi que não estou cuidando tão bem deles assim. vou seguir as dicas pra conseguir mantê-los conservados por mais tempo!

    ResponderExcluir
  9. ai que dicas boas amo muito minha pequena coleçao e cuido bem
    bezo
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/2013/10/po-de-lua.html

    ResponderExcluir
  10. Aihn amiga, que OTIMAS dicas!
    Amo livros, se sabe, ne? Ai com essas dicas maravilhosas vou me lembrar em mante-los super cuidadinhos!
    Amei, demais! Os meus coitados estao ultimamente criando muito pó, devido eu ver meu querido quarto so a cada 15 dias! =/
    Triste! Mas depois do seu post farei uma limpeza mara amanha!
    Beijinhos amiga lindaa!
    Te adoroo!
    Jennifer
    http://queridamaiscafe.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu leio há muito tempo, e desde então sempre tenho cuidados com meus livros, eles são minhas joias raras <3 Dicas muito úteis, Lady! Obrigada por ter retribuído a visita que eu fiz aqui, espero que a gente sempre mantenha esse contanto, rs Beeijos ;*
    http://vitrinemaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. optimas dicas minha linda <3
    bom fim de semana :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi flor tudo bem com vc ?
    Adorei as dicas eu sou uma viciada em livros tenho VARIOS ja anotei as dicas para cuidar direitinho deles. Posta a receita ok. estou com vontade agora kkkkkk
    seguindo flor segue tambem ?

    http://onlyluana.blogspot.com.br/

    beijaoo

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, é sempre bom saber conservar nossos livros, que são tão especiais para nós ♥
    beijos
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Boas dicas! :)
    Beijos

    http://bruh-correa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas, adorei!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post!!! Um ótimo fim de semana!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu também não gosto de rabiscar livros, só fiz uma vez, "motivada" por um amigo e me arrependi, pois depois que voltei a estudar naquele livro, fiquei pensando: pra que eu marquei isso? Rabiscos atrapalham muito, pois a gente nunca lê um mesmo livro com a mesma visão, além disso, estraga o livro. beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Todos os comentários respondidos. ♥

    ResponderExcluir